A Cirurgia Torácica é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de patologias pulmonares, mediastinais e da parede torácica passíveis de tratamento cirúrgico, à exceção do coração e dos grandes vasos.A palavra tórax é de origem grega, tendo sido usada por Homero na Ilíada com o sentido de armadura ou couraça usada para proteger a parte superior do tronco. Por transferência, o segmento do corpo coberto pela armadura passou a chamar-se tórax. Neste sentido, foi o mesmo adotado como termo anatômico por Hipócrates e Galeno, e posteriormente adaptado ao latim por Celsus. Escreve-se em grego com a letra teta no início e a letra csi no final, razão pela qual passou para o latim com a grafia thorax, acis.

Do latim veio para o francês e deste para o português, conservando a mesma grafia latina. Com a reforma ortográfica de 1943, substituiu-se th por t -tórax.
A Cirurgia Torácica evoluiu como especialidade independente a partir da Cirurgia Geral, principalmente após a segunda Guerra Mundial e com a epidemia mundial de tuberculose.Ao mesmo tempo, com o significativo e progressivo desenvolvimento do tratamento cirúrgico das patologias coronarianas, houve o surgimento da especialidade de Cirurgia Cardiovascular de forma independente da Cirurgia Torácica.

No Brasil, o tempo de formação mínimo para o cirurgião torácico é de 2 anos de residência na especialidade (mais 2 anos de residência em Cirurgia Geral como pré-requisito).
A entidade que representa a especialidade em nível nacional é a Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT).

CONHEÇA OS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS DA CLÍNICA MÁXIMA

Simpatectomia

Simpatectomias

Consiste na abordagem cirúrgica da cadeia simpática visando modificar o funcionamento desta divisão do Sistema Nervoso Autônomo. A cadeia simpática ...
LEIA MAIS