Consiste na abordagem cirúrgica da cadeia simpática visando modificar o funcionamento desta divisão do Sistema Nervoso Autônomo.
A cadeia simpática forma estrutura anatômica bem definida em situação paravertebral e pode ser abordada por videotoracoscopia ( várias indicações ) ou videoretroperitoneoscopia ( hiperidrose plantar, alguns casos de isquemia em membros inferiores ).
A indicação mais frequente de simpatectomia torácica, atualmente, é a hiperidrose localizada, condição caracterizada por sudorese excessiva, além da requerida pelas necessidades termorregulatórias do corpo.
Os pacientes acometidos pela doença são expostos a diferentes níveis de embaraço social e há potencial de sérias repercussões psicológicas.
Os pacientes com acometimento predominantemente palmar ( mãos ) e/ou axilar, além de alguns casos de hiperidrose crânio-facial podem se beneficiar da simpatectomia torácica.
O procedimento
O procedimento é realizado de maneira minimamente invasiva através de videotoracoscopia, sob anestesia geral, e apresenta resultados satisfatórios em pacientes bem selecionados para o método, com redução do suor nas áreas de interesse e sudorese compensatória leve a moderada na maioria dos casos.
A recuperação pós-operatória é bem tolerada e a maioria dos pacientes recebe alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte à realização do procedimento.
A dor ventilatório-dependente de origem pleurítica decorrente do ato cirúrgico é bem tolerada e apresenta boa resposta a opióides leves e anti-inflamatórios.
Outras indicações
Outras indicações menos comuns de simpatectomia torácica são:
• Isquemia de membros superiores;
• Rubor facial;
• Síndromes complexas de dor regional ( distrofia simpática reflexa );
• Síndrome do QT longo;
• Fenômeno de Raynauld;
• Alguns casos de angina de peito.
A simpatectomia lombar para tratamento da hiperidrose plantar consiste na abordagem da cadeia simpática em situação retroperitoneal também de forma minimamente invasiva, por videoretroperitoneoscopia, sob anestesia geral.
É bastante eficaz na resolução da hiperidrose dos pés com sudorese compensatória moderada em alguns casos.
Pós-operatório
O pós-operatório envolve menos dor que a simpatectomia torácica e os pacientes também recebem alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte ao procedimento.
Preencha o formulário abaixo e agende sua consulta para mais informações:
DEIXE SEU COMENTÁRIO