O hábito de inalar fumaça obtida da queima do tabaco é uma prática ancestral que teve origem nas tribos primitivas, principalmente da América Central e América do Sul. Inicialmente, o tabaco era enrolado em papel ou palha de milho, mais tarde, em cachimbos, evoluindo para o charuto e o cigarro industrializado como temos nos dias de hoje.
Muitos estudos científicos evidenciam os malefícios do cigarro! O cigarro tem centenas de substâncias químicas, destacando-se a nicotina, alcatrão, amônia, para-metoxibenzaldeído.
Normalmente, o pulmão de uma pessoa saudável capta o oxigênio da atmosfera e o transfere para todo o corpo através da corrente sanguínea. Inalar fumaça ao invés de ar atmosférico causa dano ao pulmão. Os alvéolos (pequenas estruturas que formam os pulmões) são lesados.
Conseqüentemente, a troca gasosa fica prejudicada. O organismo capta menos oxigênio e retém mais gás carbônico. Os pulmões ficam pretos, devido ao alcatrão. O indivíduo fumante sente-se fraco, cansado, apresenta tosse, mau cheiro e mau hálito. A evolução do quadro pode culminar no enfisema pulmonar.
Os prejuízos respiratórios causados pelo tabagismo são fáceis de serem compreendidos. Acontece que os malefícios causados pelo fumo vão além dos respiratórios. O ato de fumar também causa grandes transtornos no sistema circulatório.
É nesse ponto que se estabelece a relação de risco com a Cirurgia Plástica. As substâncias químicas presentes no cigarro, especialmente a nicotina, causam estreitamento dos vasos sanguíneos aumentando o esforço cardíaco e favorecendo o surgimento de doenças vasculares e coronarianas.
Quando o cirurgião plástico realiza suas cirurgias, ele “molda” o tecido vivo, diferente de um escultor que molda a pedra, o barro ou a madeira. E esse tecido vivo a ser moldado (mama, nariz, abdome, orelha, face, etc.) depende de um suporte circulatório adequado para suportar as manobras realizadas durante um ato cirúrgico. Portanto, o paciente fumante que se submete a uma cirurgia plástica deve ser orientado sobre os riscos que o tabagismo exerce na micro circulação (aquela que acontece nos capilares sanguíneos).
Logo, o paciente tabagista deve saber que ele é mais susceptível ao desenvolvimento de complicações decorrentes da má circulação, tais quais, sofrimento de pele, deiscência de suturas, infecções, e até necrose de tecido; isso sem falar nas doenças tromboembólicas.
Contudo, é importante salientar que o tabagismo não é contra-indicação para a realização de uma cirurgia plástica. O paciente deve informar ao seu cirurgião. Este irá indicar cirurgias de menor porte, com menor tempo de duração. Irá proceder técnicas cirúrgicas mais seguras com menor descolamento de tecidos, além de tomar medidas de segurança, bem como o uso de medicamentos vasodilatadores, quando julgar necessário.
Vale lembrar ainda que o estímulo nocivo e constante do cigarro pode causar degeneração celular favorecendo o surgimento de câncer de pulmão, garganta, boca. O cigarro é considerado o principal fator de risco para o câncer de pulmão!
Enfim, parece óbvio que fumar faz mal a saúde. E não tem como ter estética e beleza sem ter saúde. Todas andam juntas. O charme e a elegância do cigarro na década de 50 retratadas nas telas de cinema ficaram para trás. Fumar está em desuso! O fumante teve seu habitat reduzido através de leis que proíbem o ato de fumar em diversos ambientes públicos e privados. Seria o fumante uma espécie ameaçada de extinção?
Para mais esclarecimentos, clique aqui e agende uma consulta!
Boa noite. Deixei de fumar há um ano e meio. Corro risco para fazer uma cirurgia de redução de mama?
Sua cirurgia será bem mais segura agora.
Mas há riscos mesmo entre não fumantes.
Risco sempre haverá em qualquer cirurgia.
boa sorte!
Parei de fumar durante 6 meses e à 2 meses voltei. Faltando 20 dias para a minha cirurgia de redução de mama ( mamoplastia) e eu ainda não consegui parar de fumar. Devo adiar a minha cirurgia, ou o fato de eu ter voltado a pouco tempo, se eu parar 15 dias antes é seguro?
Olá. Você precisa compreender que seu risco de complicações é aumentado, embora não seja uma contra-indicação.
A decisão é sua!
Att.
Sou fumante e vou operar a barriga em 31/10…vou para de fumar me 31/09…1 mes antes ja ajuda?
Já ajuda sim!
Seu cirurgião deve estar ciente e tomar todas as medidas para evitar complicações.
Boa sorte!
Já ajuda!
Você deve avisar seu cirurgião para que ele tome todas as medidas para evitar complicações.
Boa sorte!
Fumo há1 ano no máximo 5 cigarros por dia e as vezes nem isso. Só quando bebo, que fumo mais. Mas nunca fumei nem 10 num dia. Estou para fazer uma mamoplastia de redução. Corro muito risco? Posso omitir pro meu médico que fumo? Ps: Vou fumar mais nenhum ate o dia da cirurgia.
Olá!
Com certeza há um risco aumentado de complicações. Mas não há contra-indicação. Portanto você DEVE falar a verdade com seu médico. Ele irá tomar todas as medidas pra evitar complicações.
Boa sorte.
Olá sou fumante e vou realizar mamoplastia dia 15/02 vinte dias sem fumar é o suficiente?
Ana! Medicina não é matemática.
Entretanto qualquer redução no hábito de fumar ou mesmo tempo de abstinência, trará benefícios a sua saúde e a sua cirurgia.
Boa sorte!
boa tarde , quero fazer uma abdominoplastia sou fumante e gostaria de saber se o uso do adesivo pode atrapalhar ? já li varias matérias que precisa parar 1 mês ou pelo menos 14 dias antes da cirurgia … queria saber tbm quem faz essa cirurgia pode incluir junto a prótese mamaria e glúteo e lipo ou teria q ser uma cirurgia de cada vez ?
Olá, Ana!
O uso de adesivo não atrapalha! Não há um consenso sobre quando parar de fumar: 1 mês, menos ou mais. O importante é, pelo menos, reduzir o número de cigarros e tomar medidas de segurança durante o ato cirúrgico.
Pode ser combinada mais de uma cirurgia sim. Sempre com segurança e critério.
Um abraço!
Olá, tenho 16 anos, comecei a fumar em maio/junho, 3 cigarros por dia, parei faz 1 semana, queria saber quanto tempo devo esperar para fazer uma circuncisão
Para esta cirurgia, você já pode fazer!
Boa sorte!
Bom dia!
Sou fumante e quero fazer uma mamoplastia de aumento.
Se eu parar com o cigarro por volta de 1 mês antes da cirurgia,o risco é diminuído,ou precisa de quanto tempo ao certo?
Obrigada.
Oi, Bruna!
Para prótese mamária, 1 mês de descanso do cigarro está ótimo!
Boa sorte!
Eu fumava mais de 20 cigarros por dia.Agora estou usando adesivos e chicletes de nicotina.Não fumo mais cigarro.Quero fazer cirurgia de mama e abdômen.Preciso esperar acabar o tratamento para fazer as cirurgias?Quanto tempo tenho que esperar?Também uso antidepressivo o bupi e cymbalta.27 de agosto de 2016.Responder.Obrigada.
Olá, Silmara!
Não há regras fixas de prazo. Esperaria no mínimo 30 dias. Mas ainda assim faríamos as medidas protetivas utilizadas em pacientes fumantes, para maior segurança.
Boa sorte!
Olá ! Gostaria muito de tirar uma dúvida , minha mãe é fumante e vai realizar uma cirurgia de retirada do útero devido a uns miomas que ela apresenta ter e está causando um aumento no útero . Gostaria muito de saber se há alguma complicação , pelo fato dela ser fumante , fazer essa cirurgia . Desde já , agradecida !!!
Toda cirurgia é passiva de complicações!
A cigarro aumenta o risco de complicações. Importante fazer um risco cirúrgico criterioso e, pelo menos, tentar reduzir o hábito de fumar.
Dará tudo certo! Boa sorte!
Olá, sou fumante assídua há uns sete anos e fui orientada por profissional a ficar de 6 a 1 ano sem consumir o tabaco para possibilitar a diminuição do risco de má cicatrização numa redução de mama.
Pelo que entendi na matéria, apenas 1 mês já diminuiu esse risco e a cirurgia pode ser realizada. É isso mesmo ou entendi o que convém? Afinal, fiquei muito frustrada de ter de esperar tanto para essa redução, sem contar que esse tempo pode ser maior devido a dependência do cigarro.
Obrigada!
Oi, Denise!
A conduta do cirurgião frente ao paciente tabagista é pessoal. Há cirurgiões que nem operam fumantes e nem ex-fumantes. Há cirurgiões que realizam cirurgias em fumantes, mas tomando alguns cuidados, uso de técnicas adequadas e uso de medicamentos protetores da microcirculação. Acredito nesta última situação. Marque uma avaliação conosco para definirmos melhor o seu caso. (31)2531-6262
Olá, parei de fumar faz 30 dias com o uso do champix, e o meu médico receitou um tratamento do mesmo por maisdois meses. porem devido a essa parada no cigarro, tive problema em questão de ansiedade. Fiz novos exames e contatou o aumento da minha tiroide. Sei q começarei um tratamento para a tiroide. Então a minha pergunta seria o seguinte:posso continuar tomando o champix e o remedio para tiroide(puran 4)até a data da minha abdomiplastia? Ou tenho que parar por um período para realiza-la?
Obrigado
Olá, Cassia!
Pode manter o uso desses medicamentos até a data de sua cirurgia. Mas avise seu cirurgião e seu anestesista!
Abraços,
Carluz
Olá, gostaria de fazer uma vaginoplastia ,sou fumante e moro no interior ,tenho 40 anos,gostaria de saber se caso fizesse abdominoplastia junto o prazo de recuperação e riscos
As cirurgias podem ser combinadas.
Precisamos avaliar melhor em consulta médica para maiores detalhes.
Abraços,
Carluz.
Bom dia, gostaria de saber que parei de fumar faz um mês e gostaria de fazer a plastica na barriga e colocar silicone nos seios , pois fiquei sabendo que quem fuma a cirurgia da barriga o corte fica aberto e não fecha devido eu ter sido fumante, isto e verdade?
Não é verdade.
O fumante cicatriza mal e tem mais chances de complicações.
Mas tomando os cuidados necessários, a cirurgia evolui normalmente quanto a de um não fumante.
abraço.
Olá, soy fumante e queria fazer uma abdminoplastia e lipo, posso fazer esses procedimentos? Quais os cuidados que terei que ter no pós cirúrgico?
Olá, Suellen!
Pode ser operada sim. Os cuidados serão tomados por você como interromper ou, pelo menos, reduzir o hábito de fumar. Além disso uma série de medidas técnicas e médicas serão tomadas pelo seu cirurgião.
Seja como for, o tabagismo é um fator de risco e requer cuidados. Mas não se trata de uma contra-indicação!
Um abraço.
Sou fumante
Cuidados são redobrados em pacientes fumantes.
Mas não é contra-indicação para cirurgias combinadas.
att.
Olá gostaria de saber se posso fazer uma abdominoplastia e uma cirurgia para levantar os seios ao mesmo tempo.
Sim!
É muito comum abdominoplastia e mamoplastia combinadas.
Att.
fumei 2 cigarros na vida bou realizar rinoplatia tem algum risco ou sou praticamente uma não fumante?
Riscos serão iguais aos de um paciente não fumante.
Att.
Olá, gostaria de saber se após a mamoplastia de aumento um peito pode ficar mais inchado que o outro? E normal?obrigado
Sim.
Principalmente nos primeiros meses. Depois tendem a ficar simétricos, se assim eles eram anteriormente.
Att,
Carluz.
Ola! Eu sou dayana, sou fumante e gostaria de estar fazendo uma bioplastia no gluteos e seios e vi algums comentarios. E fiquei com duvidas gostaria de saber realmente os riscos que pode me acontecer.
Oi, Dayana!
Não realizamos bioplastia. Para aumento de mamas, fazemos uso de próteses de silicone. Para aumento glúteo, utilizamos próteses ou lipoenxertia.
Att,
Carluz Miranda.
Estou no segundo mês do pós-operatório de um implante capilar, e vem surgindo na área implantada alguns cravos e ao massagear com os dedos durante o banho a área implantada esses cravos saem e percebo que com eles os fios dos cabelos que foram implantados. Isso e normal? e o que devo fazer a respeito.
Fiz um implante capilar a aproximadamente 25 dias, e os cabelos(que eu já tinha) em torno dos cabelos implantados ficaram fracos e estão caindo, isso é normal qual a causa, eles nasceram novamente.
Oi, Geraldo!
O trauma cirúrgico no local (couro cabeludo) pode determinar uma queda dos cabelos que ali estavam ao redor do transplante. Eles nascerão novamente. Fique tranquilo e siga as orientações pós-operatórias do seu cirurgião.
Carluz Miranda.
ola, gostaria de saber: sou fumante, e a dois meses parei com o cigarro convencional e estou usando o cigarro eletronico para reposição de nicotina, daqui a 15 dias vou fazer uma cirurgia de redução de mama, qual o meu risco cirurgico?
Olá, Irene!
Com certeza suas condições clínicas estarão melhores com interrupção ou redução do cigarro. Porém para definir com exatidão o seu risco cirúrgico é necessário uma avaliação de outros aspectos. Isto será feito por um cardiologista ou um anestesiologista.
À disposição!
Gostaria de saber se fazem todas essas cirurgias em uma única sessão: Rinoplastia, abdômem, mamas, reparação facial e púbis.
Olá, Luiz Mauro!
Realmente é possível realizar várias cirurgias ao mesmo tempo. Mas não é recomendável. Quanto maior o tempo cirúrgico, maior o risco. Portanto, poderia ser sugerida a realização de mama e abdome em uma etapa. Face e rinoplastia em uma segunda etapa.
Um abraço,
Carluz Miranda.
Ola! Parei de fumar, mais tive um derrame em 2002, isquêmico, com sequelas, tenho obstrução na aorta abdominal, e problema de vascularização nas pernas, posso ser submetida a uma cirurgia, alias duas, uma de cada vez, subir o seio, e uma abdominoplastia, pois tive um filho que nasceu pesando 4kg 126 e 53 centímetros, não sou diabética e nunca fui, grata
Oi, Nilda!
Você pode fazer as cirurgias. Mas não há dúvida que seu risco é aumentado. Portanto, temos que realizar um pré-operatório muito rigoroso e optar por realizar cirurgias menores em diferentes etapas.
Marque uma avaliação conosco.
(31)2531-6262
Boa sorte!
Boa Tarde
Gostaria de saber o preço de uma cirurgia de aumento de mama na sua clinica.
Oi, Jaqueline!
Para orçamentos, entre em contato com a administradora da Clínica Máxima: Renata.
Tel: 2531-6262 ou renata@clinicamaxima.com.br
E a paciente que omite ser fumante ao cirurgião? Os riscos de alguma complicação durante a cirurgia de redução de mama + prótese são graves? Pode ser fatal?
Normalmente as complicações relacionadas com o tabagismo consistem em problemas respiratórios e circulatórios. Quanto ao risco de morrer, todo paciente (fumante ou não) está susceptível a morte, durante a realização de atos cirúrgicos. Um pré-operatório rigoroso ( e isso inclui relatar ao médico o hábito de fumar) irá reduzir o risco de complicações; inclusive o risco de morte.
Olá, irei fazer uma cirurgia de prótese de mama, gostaria de saber se eu parar de fumar 1 mês antes corro o risco de algum problema na cicatrização ou qualquer outro. Me respondam por favor!!! Obrigada.
Determinadas cirurgias são mais delicadas quanto à vascularização e cicatrização.
Prótese de mama é uma cirurgia mais segura do ponto de vista de circulação sanguínea. O cigarro não representa tanto risco para esta cirurgia.
Att.
eu não gosto do cheiro do cigarro,fumo a muitos anos mas sinto raiva de mim mesmo por não conseguir parar,fui em uma psicologa e ela me disse que minha dependência é psicológica pois eu acendo outro cigarro antes mesmo do meu corpo pedir,sou ansiosa demais,eme iludo quando fumo pensando que vai solucionar é como se eu não tivesse controle sobre mim mesma,e em outras coisas sou bem centrada me controlo,gostaria muito de acordar um dia e ter me esquecido que aprendi fumar,pois naquela época era bonito,charmosas mulheres mais lindas apareciam fumando nos filmes,vou continuar tentando um dia vou conseguir me livrar,espero que seja logo,pois quero sentir o cheiro do meu perfume,o gosto de tudo será diferente.
Ja fui em 2 cirurgião um aqui em Divinópolis-mg e em uma clinica em sp que fiz a avaliação o de sp o de sp passou os exames pra mim operar e disse que ia colocar um tubo pra mim respirar porque sou fumante,o daqui de Divinópolis nem Quiz arriscar disse que eu tava acima do peso e ainda era fumante.
Olá, Jucilene!
Tabagismo e obesidade não são contra-indicações para cirurgia, mas representam um risco cirúrgico aumentado! Se pudermos reduzir o peso e o número de cigarros por dia, com certeza teremos melhores condições cirúrgicas.
Estamos à disposição para maiores esclarecimentos. Att,
Carluz Miranda.
Eu sou fumante a tempos,estou pensando em fazer uma redução de mama,e mais uma cirurgia plastica na barriga e dos lados da cintura,numa mesma operação.Gostaria de saber se tem como e se vcs podem me passar o preço.
Para informações sobre orçamento, favor entrar em contato com Renata Bispo, administradora Clínica Máxima, através do telefone (31)2531-6262 ou renata@clinicamaxima.com.br
Equipe Clínica Máxima.
quero fazer cirugia a mama ,aumntar mas fumo em media 20 cigarros por dia ,dai minha preocupação,com cicatrização,e as complicaçoes que vehna a ter me ajude por favor .obrigada matilde
Olá, Matilde.
É possível sim fazer cirurgias grandes em pacientes fumantes. Em primeiro lugar, é importante considerar que qualquer cirurgia (em fumantes ou não fumantes) pode evoluir com complicações.
O que temos a fazer é nos cercar de cuidados de modo a evitá-las ao máximo. Existe uma série de medidas a serem tomadas de modo a garantir maior segurança à cirurgia do paciente tabagista.
Marque uma avaliação conosco para maiores informações. Obrigado pelo contato.
Um abraço,
Carluz Miranda.
Muito bom artigo. Interessante perceber que no Brasil da última década houve uma redução importante do número de tabagistas principalmente por campanhas educativas. Porém, fumar, está novamente na moda para muitos adolescentes e adultos jovens. O tratamento farmacológico (mais seguro com Bupropiona-WellbutrinXL), com riscos de depressão ou outros problemas psiquiátricos, além de mais caro com Vareniclina (CHAMPIX), com adesivos de nicotina (caro e com riscos cardiovasculares) são excelentes auxiliares no tratamento do tabagismo. É importante realçar que há várias recaídas ( o fumante pode voltar a fumar várias vezes durante o tratamento de 6 meses a um ano). Parabéns. Márcio Candiani
Obrigado, Márcio!
Realmente é importante salientar que apesar de ter diminuído o número de fumantes, o tabagismo ainda é um hábito persistente em adolescentes e jovens adultos. Este suporte médico e psiquiátrico é fundamental para o restabelecimento daqueles indivíduos que querem deixar o vício!
Um grande abraço,
Carluz Miranda.
Jamais me senti tentado a fumar, mas ne3o posso juaglr quem fume, pois esse vedcio se instala rapidamente e vira uma necessidade !o vedcio do crack tambe9m e9 muito re1pido, je1 tive a chance de presenciar amigos meus desesperados enquanto ne3o consumissem um cachimbo com a droga, o cigarro entra aed como apenas um mero coadjuvante, pois das cinzas dele, misturadas e0s brasas e9 que se consumire3o as pedrinhas malditas !O cigarro atrai pelas propagandas que o associa apenas a coisas boas numa e9poca de formae7e3o de opinie3o, a adolesceancia !O vedcio do fumo e9 terrivelmente danoso a todos os aparelhos humanos, seja respiratf3rio, seja o ge1strico, seja o circulatf3rio, seja o mental, seja o astral, pessoas que fumam sonham menos, beijam menos, amam menos, porque depois que forem fazer amor, invariavelmente ve3o querer fumar, he1 algo mais terredvel ? sf3 mesmo virar de lado e dormir, heheheFumar, que Quintana dizia, poeticamente ser um jeito disfare7ado de suspirar num tem poesia nenhuma: como disse anteriormente, ne3o quero ser um chato de plante3o, me vangloriando por ne3o fumar, mas eu apenas lembraria a quem fume e tenha chegado ate9 aqui, que ponha na cabee7a a sua prf3pria auto-estima, que se visualize prejudicado por esse vedcio e que ne3o sere1 ridicularizado, ou gozado se parar de fumar de repente, pois a decise3o sf3 cabe mesmo a si…Campanha nenhuma vai te fazer parar de fumar, nem a discriminae7e3o ou a ‘sutileza’ de ir fumar le1 fora, quando estiver no meio de outras pessoas !O que o fare1 parar de fumar sere1 o amor que sinta por vocea mesmo, pela qualidade de vida que adquirire1 ao largar desse vedcio, poxa, tomara que apenas uma pessoa acredite em mim e encontre um dia comigo, me xingue e me diga: desgrae7ado, mas vocea me convenceu a parar de fumar ! A gente num pode agradar a todos !um beijo !Alcanu