Acne é o nome que se dá para o que chamamos popularmente de cravos e espinhas. Trata-se de uma doença de pele que afeta uma estrutura chamada folículo pilo-sebáceo. A doença aparece quando o folículo é obstruído e a glândula sebácea produz oleosidade em excesso. Se isso acontecer, surge o cravo, etapa inicial da acne.

A doença é mais comum nos jovens, mas também acomete mulheres adultas devido, sobretudo, às flutuações hormonais. Mesmo mulheres que não apresentaram quadro de acne na adolescência podem perceber cravos e espinhas ao menos uma vez por mês entre a ovulação e a menstruação.

Além da predisposição de cada pele ao desenvolvimento da acne, é preciso ter em mente que o uso inadequado de cosméticos e maquiagens pode ocasionar a acne cosmética. Por isso, é fundamental escolher os produtos certos para a pele.

Inúmeros recursos estão disponíveis para o tratamento da acne e sua prescrição varia de acordo com grau. No entanto, é preciso lembrar que o não tratamento ou o tratamento tardio podem levar a afecções inestéticas na pele. Cicatrizes e manchas podem surgir no período em que a acne está em atividade.

No tratamento das manchas são usados cremes clareadores e peeling, já o tratamento das cicatrizes requer mais tempo e uma combinação de procedimentos que variam de acordo com o tipo de cicatriz. São eles: dermoabrasão, indução percutânea de colágeno, laser de CO2, subcisão e preenchimentos. Os resultados costumam superar as expectativas dos pacientes.

Para mais esclarecimentos, clique aqui e agende uma consulta!

g-acne