A dermatologia é responsável por cuidar das patologias que acometem a pele.

O Dermatologista cuida das afecções inestéticas da pele (acne, envelhecimento e manchas) alterações capilares (queda de cabelo, alopecias, excesso de pelos) e alterações nas unhas (micose de unhas e unhas frágeis).

É responsável ainda pelo diagnóstico e tratamento de câncer de pele, pintas, doenças inflamatórias tais como dermatites (alérgica, seborréica), psoríase, vitiligo e doenças infecciosas.

O herpes é uma doença causada pelo Herpes simplex vírus. O contágio geralmente acontece na infância, mas pode não ter manifestações clínicas nesta fase. O vírus então fica em estágio de latência e pode ser reativado. A reativação pode ser secundária a fatores desencadeantes como exposição solar, estresse emocional, febre ou outras infecções que diminuam a imunidade. As lesões podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nos lábios e região genital. Apresentam-se inicialmente com ardor ou coceira e após há o desenvolvimento de pequenas bolhas agrupadas. As bolhas se rompem, surge uma ferida e depois há formação de crostas. A duração da doença é de cerca de 5 a 7 dias. O tratamento é indicado pelo médico dermatologista e deve ser realizado o mais rápido possível.

Micose é o nome dado às infecções causadas por fungos. Os fungos podem causar infecções em todo o corpo. Na pele as infecções mais comuns são a micose nas unhas, nos pés e na virilha causadas geralmente por fungos do gênero cândida ou por dermatófitos. As unhas se tornam fracas, com manchas brancas ou escuras e com o tempo podem ficar mais grossas. Já na pele há manchas vermelhas e descamativas. Outra micose comum é a pitiríase versicolor também conhecida como pano branco e micose de praia. Causa manchas que variam do branco ao castanho escuro, com descamação e se localizam principalmente nas costas. O tratamento incorreto das micoses leva à recorrência do quadro.

A rosácea é uma doença vascular inflamatória caracterizada pela presença de eritema (vermelhidão), telangiectasias (vasinhos dilatados), pápulas e nódulos. Os surtos de rubor na face são desencadeados pelo calor, frio, bebidas alcoólicas, alimentos quentes, exposição solar e fatores emocionais. O tratamento inclui a exclusão de fatores desencadeantes e, dependendo da gravidade do quadro, o dermatologista prescreve tratamentos tópicos ou orais. A luz intensa pulsada é um laser essencial no tratamento da rosácea, pois atua eliminando os vasinhos que são importantes na fisiopatologia da doença.

O vitiligo é uma doença caracterizada pela despigmentação de pele e pêlos. Há a formação de manchas acrômicas (brancas) e a causa ainda não está completamente estabelecida. O tratamento deve ser orientado pelo dermatologista e inclui pomadas, protetor solar, tratamento oral, laser e fototerapia.

O quelóide decorre de um processo de cicatrização anormal após traumas na pele. O tratamento inclui injeções de remédios na pele, uso de pomadas e algumas vezes retirada cirúrgica. Pacientes com predisposição à formação de cicatrizes devem evitar traumas na pele, como furar orelhas e tatuagens.

A psoríase é uma doença inflamatória, de causa desconhecida, que pode acometer a pele, as unhas e as articulações. O quadro clínico é caracterizado pela formação de manchas vermelhas e descamativas na pele e couro cabeludo, acompanhadas ou não de alterações ungueais. Acomete principalmente couro cabeludo, joelhos, cotovelos e região palmo-plantar, mas há pacientes com lesões em toda a pele. É uma doença crônica e necessita de acompanhamento do dermatologista.

Após avaliação, o dermatologista orienta os tratamentos adequados à sua pele, atuando desde a prevenção ao tratamento das afecções da pele. Agende uma consulta na Clínica Máxima e comece hoje mesmo a cuidar da sua pele.

Para mais esclarecimentos, clique aqui e agende uma consulta!

g-dermatologia-clinica